Sessão na AL lembra conquista da segunda estrela do Bahia - O BahiaNaRede

Últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Sessão na AL lembra conquista da segunda estrela do Bahia

O aniversário da conquista do bicampeonato brasileiro pelo Bahia e o centésimo ano do nascimento de Adroaldo Ribeiro Costa foram comemorados ontem na Assembleia Legislativa, em sessão especial.

Ex-presidentes do Bahia junto com o atual Marcelo Sant'Ana.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social ALB

Convocados pelo craque e deputado Bobô, ex-jogadores que atuaram em 1988, dirigentes e ex-dirigentes do clube, representantes dos três poderes, todos representando o maior patrimônio do clube: a lendária torcida tricolor, que se tornou patrimônio cultural e imaterial do estado, comparecera na Assembleia Legislativa da Bahia nesta quinta (16) para relembrar a conquista da segunda estrela do Bahia em 1988.

Bobô fez o primeiro pronunciamento da tarde.
“O 19 de fevereiro é uma data memorável”, disse Bobô no primeiro pronunciamento da tarde. “Ter participado desse momento especial para o clube e para a nação tricolor é motivo de muito orgulho, pois colocou definitivamente jogadores, comissão técnica, dirigentes e funcionários da época no coração e na história”, disse.

Naquele ano, o Bahia não foi campeão apenas nas quatro linhas. Como o deputado comunista lembrou, a torcida teve também o seu quinhão de glória ao garantir a maior renda da competição e a segunda maior média de público do ano. “O templo da Fonte Nova recebeu mais de 110 mil torcedores, a maior plateia ali registrada”, disse, lembrando de uma época em que o números de torcedores nos estádios brasileiros passava da centena de milhar.

Ex-jogadores presentes na homenagem junto com torcedor.
“É mais um momento para reverenciar cada jogador que deu sua vida nas partidas finais”, disse, citando  Sidmar, Rogério e Ronaldo;  Tarantini, Mailson e Edinho Jacaré, João Marcelo, Claudir, Pereira e Newmar; Gil, Sales, Renato, Osmar, Charles, Marquinhos, Paulo Robson e Ricardo, Paulo Rodrigues, Zé Carlos, Dico e Sandro. Os últimos cinco marcaram presença em plenário e Bobô lamentou a ausência de Mailson, por problemas de saúde.

O parlamentar dedicou palavras especiais a todos, mas ressaltou o papel de Ronaldo e suas defesas importantes e Zé Carlos, artilheiro do certame. Ele também destacou o papel do técnico Evaristo de Macedo e do então presidente, Paulo Maracajá. Craques de outros tempos também marcaram presença e também foram citados, a exemplo de Eliseu Godoy, Douglas, Osni e Emo.

Homenagem a Adroaldo Ribeiro Costa

Uma das marcas do Bahia é o hino, classificado por Bobô como o mais belo hino do Brasil e talvez do mundo. Composto por Adroaldo Ribeiro Costa, aos 29 anos, em meados da década de 40, o hino foi imaginado para entusiasmar a pequena torcida que ia ao Campo da Graça e se concentrava no Lado B da arquibancada.

O autor do Hino, Adroaldo Costa foi lembrado.
Quem lembrou dos primórdios do hino histórico foi Aramis, o sobrinho de Adroaldo.  Durante a tarde de ontem vários foram os pronunciamentos. Falaram o atual presidente do Bahia, Marcelo Sant’Ana, e o conselheiro TCE Paulo Maracajá, presidente do Bahia na ocasião da conquista. Outro tricolor de coração, o secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Cássio Peixoto.

Todos foram condecorados com placas honoríficas, totalizando 21 homenagens, incluindo ausentes, como o ex-zagueiro João Marcelo, representado pela cunhada, a desembargadora Maria de Lourdes Medauar; Gil Sergipano (recebeu a filha Mariana) e o médico Marcos Lopes, que sugeriu a instituição da torcida como patrimônio cultural e imaterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad